O Encontro de Curitiba 2016 nas Redes Sociais Clique aqui para acessar o Facebook da Rede PDIMat Clique aqui para acessar o Twitter da Rede PDIMat Clique aqui para acessar o Instagram da Rede PDIMat

Comitê Gestor da Rede PDIMat

Prof. Sérgio R. Barra (UFRN)
Prof. Wanderson S. da Silva (UFRN)
Tadeu Pissinati Sant'Anna (IFES)
Danilo H. Wanderley O. Luna (SENAI)
Carlos A. S. da Costa (Petrobras)

Comissão Organizadora

Prof. Álisson R. Machado, Ph.D. (PUCPR)
Prof. Fred L. Amorim, Dr. Eng. (PUCPR) 
Prof. João M. S. Neto, Dr. Eng. (PUCPR) 
Prof. Luis M. Moura, Dr. (PUCPR) 
Prof. Ricardo D. Torres, Ph D. (PUCPR) 

O local do evento
Auditório Thomas Morus (no bloco amarelo), localizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.
Centro de Convenções do SENAI Cimatec.
Está instalado no 2º andar do Bloco Amarelo do campus. O espaço é voltado para congressos, reuniões, palestras e exibição de filmes, mas também realiza eventos da própria instituição e, eventualmente, apresentações teatrais
Saiba como chegar na PUCPR partindo de:
Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto de Londrina
Aeroporto de Foz do Iguaçu
Rodoviária

Convite à comunidade

 
Informações Importantes

A Comissão Organizadora convida os integrantes das comunidades acadêmica, científica e industrial para participarem do IV Encontro da Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para setor industrial brasileiro (Rede PDIMat) - Encontro de Curitiba 2016.

O evento, organizado pela parceria PUCPR e UFPR, será realizado na cidade de Curitiba (PR), de 13 a 14 de outubro de 2016, no Auditório Thomas Morus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

 
Programação
 

Clique aqui para visualizar a programação preliminar do evento (PDF).

 
Carta Convite

Apresentação e boas-vindas

Prezados colegas,

O IV Encontro da Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para setor industrial brasileiro (Rede PDIMat) - Encontro de Curitiba 2016, com sede na cidade de Curitiba (PR), contará com a realização de apresentações de palestras estratégicas de especialistas âncoras e mesas redondas que abordarão temas-chave para as áreas cobertas pela Rede PDIMat. Ao mesmo tempo, o evento disponibilizará um espaço para a interação entre os participantes, como forma de fomento à identificação e a discussão da possíveis formas de cooperação.

Os Encontros da Rede PDIMat, caracterizam-se como um fórum periódico de agregação dos diferentes atores (pesquisadores, empresários, indústrias, instituições de ensino, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, associações, engenheiros, técnicos, inspetores, estudantes, entre outros) e visa o estímulo à cooperação, interinstitucional e multidisciplinar, como ferramenta de otimização do uso de infraestrutura laboratorial, de estímulo ao intercâmbio técnico-científico, da discussão sobre a formação de mão de obra, do uso adequado de recursos (fomentos) e de suporte às demandas dos setores industriais brasileiros, tais como os de petróleo e gás (P&G), construção naval, siderúrgico, metal-mecânico, automobilístico, energia, outros.

Nesse sentido, as oportunidades e os desafios estabelecidos pela crise econômica, em razão da necessidade de crescimento e pela escassez de recursos (humanos e financeiros) no Brasil mostram que a organização de eventos, com esta linha de trabalho, distingue-se como uma ação estratégica e oportuna para a discussão e a identificação dos nortes e oportunidades a serem trabalhados, de forma cooperativa, com o intuito da identificação de ações e do desenvolvimento de conhecimentos e/ou da resolução de problemas, vivenciados pela acadêmica, entidades governamentais e pela indústria, e suas relações com o a necessidade da retomada crescimento do país.

Assim, a Comissão Organizadora do Encontro de Curitiba 2016 trabalha com afinco para instigar e mostrar a importância de ações cooperadas e disponibilizar aos participantes um evento adequadamente estruturado para discutir as reais demandas nacionais.


Atenciosamente,

  Clique aqui para visualizar a carta convite oficial para o Encontro de Curitiba 2016 (PDF)
 
Realização
 
Rede PDIMat
 
Organização
 

Clique aqui para acessar o site da PUCPR

Clique aqui para acessar o site da UFPR

Apoio Institucional

Site da Soldagem

Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI
Instituto de Metais Não Ferrosos - ICZ
Associação Brasileira do Alumínio - ABAL

Associação Brasileira de Soldagem

 

Prof. Sérgio R. Barra, Dr. Eng.

   
Coordenador do Comitê Executivo da Rede PDIMat
   
   

Palestrantes

 

   

Palestra: "Missão e Visão da EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)"

Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães

Pesquisador Sênior do CNPq. Percorreu toda a carreira universitária atuando como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP, na UNICAMP, UFF e UFRJ. Pelo período de 2004 até 2015 foi presidente da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Recebeu títulos de Professor Emérito da UFRJ em 1999, da UFRRJ em 2007, da UFF em 2012 e da UFRGS em 2013. Recebeu também títulos de Doutor Honoris Causa da University of Nottingham e de diversas universidades brasileiras.

 

Palestra: "“Pesquisa, desenvolvimento e inovação da AKER Solutions para cadeia de óleo e gás”."

Eng. Paulo Chiquito

Atualmente Engenheiro da Aker Solutions, com especialização em Análise de Elementos Finitos, M.Sc. em Engenharia Mecânica, e estudante de doutoramento. Atuou como coordenador de projectos R&D e desenvolvimento de novas tecnologias para diversos segmentos de mercado, tais como Energia, Petróleo e Gás, Automotivo e Railroader Industries. Desenvolvimento e realização de teste de instrumentação, também foi responsável pela concepção e desenvolvimento de protótipos de novos produtos e soluções alternativas, acumulando experiência na área integridade estrutural, análise de tensões, experimento tensão-deformação, fadiga, acústica, emissão acústica, mecânica de vibração, FEA e danos prognóstico em sistemas mecânicos.

 

Palestra: "O que se sabe e o que não se sabe sobre as propriedades fluido-dinâmicas de rochas-reservatório"

Prof. Dr. Paulo César Philippi

Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em Thermophysique des Fluides pela Universite de Provence, França (1980). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Escoamento de Fluidos em Estruturas Porosas, atuando nos seguintes temas: microfluidodinâmica, deslocamentos imiscíveis, transições de fase, formas discretas da equação de Boltzmann. É membro do Comitê Científico da série internacional de conferências Discrete Simulation of Fluid Dynamics (DSFD).

 

Palestra: "Aços Utilizados na Cadeia de Óleo e Gás"

Dr. Celso Antonio Barbosa

Engenheiro metalurgista, formado pela FEI em 1974. Pós-graduação em metalurgia pela Escola Politécnica da USP (1978), Especialização na área de Gestão de Tecnologia e Propriedade Intelectual. Estágio em indústrias siderúrgicas na Alemanha (1980-1981), MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA-USP (2008).

Dirigiu o Instituto Senai de Inovação – ISI em Conformação e União de Materiais. Foi Diretor de Tecnologia e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Villares Metals. Atuando na área de P&D de aços especiais de alta liga desde 1974, tendo iniciado sua carreira com engenheiro pesquisador. Sua área de atuação concentra-se na gestão estratégica, tecnológica e de P&D de aços especiais, tendo coordenado mais de 300 estudos, além de desenvolver várias plataformas de novos produtos nessa área. Co-autor de 52 patentes. Atua como consultor da ANPEI, FIESP e ABINOX. Recentemente tem se dedicado ao tema de empreendedorismo de alto desempenho e ecossistemas de inovaçao. Diretor da CAB – Consultoria & Criação de Valor.

Membro fundador, Presidente e Vice-Presidente por dois mandatos e diretor em vários outros mandatos da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras. Fundador da ABINOX, tendo atuado como diretor e vice-presidente. Diretor adjunto de Tecnologia do CIESP/FIESP e membro da Diretoria da ANPEI. É atuante em ações de incentivo à pesquisa e desenvolvimento em diversas instâncias do SNI. Ex-membro de diversos Conselhos, destacando-se o Conselho Científico do CNPq por dois mandatos, Sebrae Nacional e SP, ABTlus, ABINOX, ABM e CCDM. Possui mais de 50 artigos técnico-científicos publicados e/ou apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de inúmeros prêmios. Sua produção científica foi reconhecida pela UFRJ e ITA a nível de Doutor.

 

Celso Braga

Palestra: "Manutenção e Inspeção de Equipamentos na Petrobrás"

Dr. Alexandre J.S. Salgado

 

 

Palestra: "Usinagem de ligas de Níquel."

Prof. Álisson Rocha Machado, Ph.D.

Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e Professor aposentado da Universidade Federal de Uberlânida. Doutor pela University of Warwick Inglaterra, 1990. Pós- doutorado pela University of Warwick, Inglaterra, 1995-1996. Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 1982. Já coordenou vários projetos de pesquisas, com financiamento da FAPEMIG, CNPq, CAPES e empresas do ramo metal-mecânico. Consultor Ad hoc do CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária / PR, Fundo Mackenzie de Pesquisa e FINEP / PADCT. Já participou de comissão de avaliação da CAPES na área de Engenharia III, de 2001 a 2004 e de 2009 – 2014. Membro titular do CA - Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, com mandato de julho de 2011 até junho de 2014, tendo sido coordenador de dezembro de 2012 até sua saída em junho de 2014.

 

Palestra: "A rede REVESTRO e Pesquisa na Indústria de Óleo e Gás."

Prof. Ricardo Diego Torres, Ph.D.

Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em projeto microestrutural, revestimentos, biomateriais e nanotecnologia. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Doutorado em Metallurgical and Materials Engineering Department - Colorado School of Mines (1999). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em projeto microestrutural, revestimentos, biomateriais e nanotecnologia.

 

Palestra: "Teoria e Prática: Evolução, desenvolvimento de novos processos, materiais e aplicações da Aspersão Térmica/Metalização na Indústria do Petróleo."

Prof. Ramón Sigifredo Cortés Paredes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Norte Chile (1975), mestrado (1987) e doutorado (1998) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Metalurgia de Soldagem de Aços Inoxidáveis e revestimentos por Aspersão Térmica, com ênfase nos seguintes temas: soldagem aços inoxidáveis especiais e aspersão térmica de Al, Nb, Inoxidáveis, superligas, formação de Intermetálicos, Cerâmicos, NbAl, NbMo, AlNi, AlCu, revestimentos para cavitação e desgaste e para implantes de Ti sobre titânio e materiais poliméricos compatíveis.

 

Palestra: "Tratamentos Superficiais a Plasma para Aços Inoxidáveis"

Prof. Carlos Maurício Lepienski

É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ PQ 1B, Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é Professor Senior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: nanoindentação e propriedades mecânicas.

 


Palestra: "Analise de falha: A importância da seleção e especificação dos materiais em projeto"

Profa.  Annelise Zeemann (Tecmetal)

Engenheira Mecânica pela UERJ. Mestre e Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ. Diretora Técnica da empresa de consultoria em Engenharia de Materiais TECMETAL desde 1991. Professora convidada em cursos de pós-graduação da UFRJ, PUC e SENAI. Consultora do site Materials Life.

 

 

Palestra: "O papel de uma entidade técnica-científica e sua relação com as universidades e empresas"

Prof. Marcelo Maciel Pereira

Engenheiro Mecânico com doutorado em Veille et Intelligence Competitive pela Université Aix-Marseille III/França (2003), Pós-Graduação em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Durante 30 anos atuou em estreito relacionamento com o mercado, sendo 15 anos em Laboratórios de Ensaios Mecânicos e Metalográficos e 20 anos como Superintende Executivo da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem – FBTS, para a área de Educação e Treinamento e para a área de Gestão Tecnológica. No período de 2005 a 2015 liderou várias equipes diretamente de projetos para o Centro de Pesquisas da Petrobras – CENPES em parcerias com universidades. Possui também experiência em projetos de PD&I com empresas privadas utilizando recursos governamentais. Como docente atua nas disciplinas de Gestão Tecnológica no Curso de Especialização em Engenharia da Soldagem, na USP e nas disciplinas de Informação e Inteligência Competitiva na Universidade Cândido Mendes. Em 2016 está como Consultor em Gestão Tecnológica e Inovação da ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção e como Diretor da Consultoria Vedras para inovação.

 

Palestra: "“Demandas  em Mecânica da Fratura num contexto de cooperação”"

Prof. Wanderson Santana da Silva

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Engenharias da UFSC-Campus Blumenau. Tem experiência didática em disciplinas tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação nas áreas de Processos de Fabricação de Materiais Metálicos, Comportamento Mecânico e Mecânica da Fratura, Caracterização Microestrutural dos Materiais, Degradação dos Materiais e Tratamentos Térmicos de Materiais Metálicos. Seus trabalhos de pesquisa investigam a relação entre processamento (tratamentos térmicos especiais), microestrutura e o comportamento mecânico (com enfoque na tenacidade à fratura) de materiais metálicos (aços API, aços ferramenta, aços rápidos; aços de alto carbono, ferros fundidos, ligas de alumínio, aços inoxidáveis e superligas à base de Níquel) e materiais não metálicos (blendas poliméricas e polímeros reciclados; concretos de alto desempenho).

   
Programação preliminar do Encontro de Curitiba 2016
( Para ampliar, clique na imagem abaixo.)

Procedimento para inscrição (gratuita)

Orientação:
Preencha todos os campos do formulário e, ao final, clique em enviar.

 

   
Contatos

PUC PR - Campus Curitiba

Rua Imaculada Conceição, 1125- Bairro Prado Velho - Curitiba - PR
CEP: 80215-901 
Tel. (41) 3271-1514

Comitê Executivo da REDE PDIMat

Av. Senador Salgado Filho, 3000 - Campus Universitário Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59072-970
Tel. (84) 3342-2406
E-mail: barra@ct.ufrn.br
Voltar para o topo da página¦ Voltar para a página inicial





Copyright© Encontro de Curitiba 2016 - Todos os direitos reservados à REDE PDIMat.

Créditos


Criação da logomarca
Sérgio Barra


Criação e manutenção da página
Site da Soldagem

Web designer
Rafael Asaph