Comitê Gestor da Rede PDIMAT

Prof. Sérgio R. Barra – Coordenador (UFRN)
Prof. Wanderson S. da Silva – Vice-Coordenador (UFSC)
Prof. Tadeu Pissinati (IFES)
Alessandra Alves, Esp (Abendi)
Annelise Zeemann, Dra. (Tecmetal)

Organização Local

Prof. Alexandre Saldanha (UFPA)
Prof. Sérgio R. Barra – (UFRN)
Prof. Louriel Oliveira Vilarinho, Dr. (UFU)
Marcelo Ribeiro de Araújo, MSc. (Sebrae PA)
Eng. Marcelo Rocha de Sá (Jambu Tecnologia / ParáTic)
Marcelo Carboneri Carboni, MSc. (CBMM)
Alessandra Ferreira Alves, Esp. (Abendi)
Prof. Wanderson Santa da Silva, Dr. (UFSC)
Prof. João Morais da Silva Neto, Dr. (UFPR)
Prof. Gilmar Ferreira Batalha, Dr. (USP)
Prof. Otávio Fernandes Lima da Rocha, Dr. (IFPA)
Prof. Manuel Fernandes Martins Nogueira, Dr. (UFPA)

Comitê Científico

Prof. Marcelo de Oliveira e Silva, Dr. (UFPA)
Prof. Niclau Apoena Castro, Dr. (UFRN)
Prof. Mauricio Mhirdaui Peres, Dr. (UFRN)
Prof. Gilmar Ferreira Batalha, Dr. (USP)
Profa. Claudia Teresa Teles Farias, Dra. (IFBA)
Prof. Ivan Costa da Silva, Dr. (IFBA)
Prof. Charles Chemale Yurgel, Dr. (Cimatec)
Profa. Annelise Zeemann, Dra. (Tecmetal)
Prof. Ivaldo Leão Ferreira, Dr. (UFPA)
Prof. José Maria do Vale Quaresma, Dr. (UFPA)
Profa. Maria Adrina Paixão de Souza da Silva, Dra. (UFPA)
Prof. José Hilton Ferreira da Silva, Dr. (UFPB)

O local do evento

Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado na UFPA, em Belém-PA.

Centro de Eventos Benedito Nunes.

Localizado às margens do Rio Guamá, em um ambiente natural, privilegiado e de singular beleza cênica, o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), com uma infraestrutura particular, reforça a presença do Estado do Pará em oportunidades globais, na conquista de novos mercados voltados para o turismo de negócios e eventos.

Saiba como chegar na UFPA partindo de:

Aeroporto Internacional de Belém
Rodoviária

Minicursos

Minicurso 1: Introdução aos Ensaios Não Destrutivos (END)


Ministrante: Prof. Dr. Ivan Costa da Silva (IFBA)
Carga horária: 4h
Data: 20/10/17
Conteúdo: O que são e para que servem os ensaios não destrutivos. Conceituação de descontinuidade e defeito. Principais descontinuidades presentes em chapas planas e juntas soldadas. Métodos de ensaios não destrutivos (visual, líquidos penetrantes, partículas magnéticas, radiografia e ultrassom), aplicações, vantagens e limitações. Exemplos de apresentações práticas.
Vagas limitadas: 30

Minicurso 2: Ensaios Não Destrutivos ultrassônicos avançados


Ministrante: Profa. Cláudia Teresa Teles Farias (GPEND/IFBA)
Carga horária: 4h
Data: 20/10/17
Conteúdo: Ensaio ultrassônico convencional. Técnicas de ultrassom avançado: Phased Array; Time of Flight Diffraction; Ondas Guiadas e Multicanal. Processamento digital de sinais aplicados ultrassônico. Reconhecimento de padrões aplicados aos sinais ultrassônicos (redes neurais).
Vagas limitadas: 30


Informações cadastrais

- Na inscrição, o participante deve informar a opção de curso desejada 1, bem como a sua segunda opção (por exemplo, Minicurso 1 - Introdução aos Ensaios Não Destrutivos e Minicurso 2 - Ensaios Não Destrutivos Ultrassônicos Avançados).
- Caso a opção de curso 1 não atinja o número mínimo de inscritos (10), o participante será realocado para a
opção 2.
O valor da inscrição deve ser pago via conta bancária (informação abaixo) e o comprovante de depósito, juntamente com a informações das opções 1 e 2, deve ser encaminhado para o email:

encontrodebelem2017@sitedasoldagem.com.br

Nota de agradecimento

A Rede PDIMat, juntamente com a organização local do Encontro de Belém 2017, agradece a todos os participantes, palestrantes e apoiadores institucionais pela importante contribuição e prestígio à V Edição do Encontro da Rede PDIMat.

Convite à comunidade

A Comissão Organizadora convida os integrantes das comunidades acadêmica, científica, industrial e áreas correlatas para participarem do V Encontro da Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para setor industrial brasileiro (Rede PDIMat) - Encontro de Belém 2017.

O evento será organizado pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA, será realizado na cidade de Belém (PA), no período de 18 a 20 de outubro de 2017, no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Contamos com sua participação!

Apresentação e boas-vindas

O V Encontro da Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para setor industrial brasileiro (Rede PDIMat) - Encontro de Belém 2017, com sede na cidade de Belém (PA), contará com a realização de apresentações de palestras estratégicas de especialistas âncoras, apresentação de trabalhos técnicos científicos (na forma oral e pôster) e mesas redondas que abordarão temas-chave para as áreas cobertas pela Rede PDIMat. Nesta edição, o evento terá como tema central “As demandas e tendências brasileiras por cooperação em PD&I”. Ao mesmo tempo, o evento disponibilizará um espaço para a interação entre os participantes, como forma de fomento à identificação e a discussão das possíveis formas de cooperação.

Encontros da Rede PDIMat, caracterizam-se como um fórum periódico, anual e itinerante, de agregação dos diferentes atores (pesquisadores, empresários, indústrias, instituições de ensino, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, associações, engenheiros, técnicos, inspetores, estudantes, entre outros) e visa o estímulo à cooperação, interinstitucional e multidisciplinar, como ferramenta de otimização do uso de infraestrutura laboratorial, de estímulo ao intercâmbio técnico-científico, da discussão sobre a formação de mão de obra, do uso adequado de recursos (fomentos) e de suporte às demandas dos setores industriais brasileiros, tais como os de petróleo e gás (P&G), construção naval, mineração, siderúrgico, metalomecânico, automobilístico, energia renovável, químico e petroquímico, outros.

Nesse sentido, para o Brasil, em face aos constantes desafios no campo da PD&I, a organização de eventos, com esta linha de trabalho, distingue-se como uma ação estratégica e oportuna para a discussão e a identificação dos nortes e oportunidades a serem trabalhados, de forma cooperativa, com o intuito da identificação de ações e do desenvolvimento de conhecimentos e/ou da resolução de problemas, vivenciados pela acadêmica, entidades governamentais e pela indústria, e suas relações com o a necessidade constante de crescimento do país.

Assim, a Comissão Organizadora do Encontro de Belém 2017 trabalha com afinco para instigar e mostrar a importância de ações cooperadas e disponibilizar aos participantes um evento adequadamente estruturado para discutir as reais demandas nacionais.

Sejam todos bem-vindos ao Encontro de Belém 2017!

Atenciosamente,

Prof. Sérgio R. Barra, Dr. Eng.

Coord. do Comitê Executivo da Rede PDIMat

Prof. Alexandre Saldanha do Nascimento

Coord. do Encontro de Belém 2017

Datas importantes

a) Submissão de resumo
De 08 de maio a 12 de junho de 2017
Clique aqui para baixar o template para elaboração do resumo.

b) Submissão de trabalho completo “versão inicial”
Até 28 de agosto de 2017
Clique aqui para baixar o template para a elaboração do trabalho completo.

Clique aqui para baixar o template para a elaboração do pôster.

c) Submissão do trabalho completo “versão final” (apresentação oral /pôster)
De 29 de agosto a 22 de setembro de 2017

d) Inscrição (gratuita, com vagas limitadas!)
De 02 de maio a 17 de outubro de 2017

e) Encontro de Belém 2017
De 18 a 20 de outubro de 2017

Palestrantes

Vicente Braz Trindade

Palestra 1: "Estado da arte no desenvolvimento de aços para o setor industrial"

Palestra 2: "Microscopia Eletrônica de Varredura: simples de entender e fácil uso”

Pós-Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Alemanha. Doutor em Engenharia Mecância e Engenharia de Materiais na Alemanha. Mestre em engenharia Metalúrgica (soldagem) pela COPPE/UFRJ - Rio De Janeiro. Engenheiro Metalúrgico pela Escola de Minas / UFOP - Ouro Preto. Tenho mais de 70 publicações internacionais e nacionais. As principais áreas de concentração são: - Desenvolvimento de Produtos - Melhoria de Processos - Metalurgia Física - Controle e Gestão da Qualidade - Processos de Fabricação - Corrosão em Altas Temperaturas - Simulação Computacional.

Prof. Sergio Rodrigues Barra, Dr. Eng.

Palestra: "Formas de interação da Rede PDIMat com a cadeia de mineração"

Engenheiro Mecânico (UFPA/1996); Mestre (1998) e Doutor (2003) em Engenharia Mecânica (UFSC), na área de Fabricação (ênfase em soldagem); Pós-Doutorado (2006) pelo Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia - SENAI Cimatec (PRODOC/FAPESB/CNPq). Agraciado com o Prêmio ESAB (V Congresso Ibero-Americano de Soldagem), Prêmio Inova SENAI 2009 e finalista do Prêmio Santander Ciência e Inovação 2013 (Categoria Indústria). Atuou (2003 a 2010) junto ao Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec como professor e líder do Grupo de Pesquisa Processos de Fabricação e Materiais. Participou como pesquisador do projeto do Instituto Fabrica do Milênio (IFM) e da Manufacturing Automation Network (MANET). Foi Vice-Diretor da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM - Regional BA/2009-2010). Atualmente, é Professor Adjunto junto ao Departamento de Engenharia de Materiais (DEMat) da UFRN; chefia o Laboratório de Soldagem e Inspeção (LS&I); integra o corpo editorial da revista Soldagem & Inspeção; consultor Ad hoc da FACEPE, UESC e SETEC/MEC; atua como Representante Regional da Abendi no RN; coordena o Comitê Executivo da Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para o setor industrial brasileiro (Rede PDIMat), realiza pesquisas no tripé soldagem versus materiais versus resistência à corrosão; gerencia o Site da Soldagem.

Profa. Annelise Zeemann (Tecmetal)

Palestra 1: "Importância e aplicação de analise de falhas no setor de mineração”

Palestra 2: "Materials Life”

Engenheira Mecânica pela UERJ. Mestre e Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ. Diretora Técnica da empresa de consultoria em Engenharia de Materiais TECMETAL desde 1991. Professora convidada em cursos de pós-graduação da UFRJ, PUC e SENAI. Especialista em Análise de falhas. Consultora do site Materials Life.

Eng. Marcelo Pereira (Abendi)

Palestra: "A Abendi e a atividade do PD&I”

Engenheiro Mecânico com Doutorado em Veille et Intelligence Competitive, pela Université Aix-Marseille III - França, 2003. Pós-Graduação em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997. Atua em inspeção de fabricação, com foco em ensaios mecânicos, metalográficos e análise de falhas. Foi Superintendente Executivo da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem - FBTS. Atuou na área de Gestão Tecnológica junto ao CENPES. Possui experiência em projetos de PD&I. Desde 2016, atua como Consultor em Gestão Tecnológica e Inovação na ABENDI. Atua como Coordenador do Curso de Pós-Graduação de Engenharia de Inspeção Não Destrutiva em Equipamentos e Estruturas, da Universidade Católica de Petrópolis em parceria com a ABENDI.

Prof. Ivan Costa da Silva (GPEND/IFBA)

Palestra: "Os Ensaios Não Destrutivos (END) na indústria de transformação”

Professor do Departamento de Automação e Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador. Formado em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-RJ. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ. Coordenador dos Laboratórios de Inspeção Não Destrutiva II e III (LABIND II e III) do IFBA, onde desenvolve trabalhos de pesquisa na área de ensaios não destrutivos. Membro do Comitê científico da COTEQ, e do CONAEND&IEV, além de integrar o Grupo Regional de Inspeção (GRINSP/NE).

Prof. Aluísio dos Santos Monteiro Junior (CEFET RJ)

Palestra: "Lean Six-Sigma aplicado ao processo siderúrgico de grande porte: O caso da laminação 3 da Gerdau”

Engenheiro Mecânico e Mestre pelo Programa de Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ(2000). Consultor sênior e executivo de projetos nas áreas de BPM (Gestão de Processos de Negócios), Lean Six-sigma, Planejamento, Programação e Controle da Produção, Gerenciamento de Projetos, e Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Atua como pesquisador no DEPRO/CEFET/UnedNI e como pesquisador convidado do NPPG/Poli/UFRJ. Foi ganhador do Prêmio 2006 BHP-Billiton HSEC Awards (VALE - BHP Billiton) e do Programa de Iniciação Científica da UVA em 2011 (projetos de engenharia), além de melhor Monografia em Engenharia de Produção pela ALERJ (2011). Foi executivo da RioConsulting Group. Atuou como consultor em empresas como PETROBRAS, VALE, Protego Lesser, SonoLeve, Sudoeste Serviços Submarinos, Microsurvey, Perinatal, Volks, Gerdau, Valesul, Votorantim Metais, dentre outras.

Eng. Marcelo Rocha de Sá (Jambu/ParáTic)

Palestra: "Indústria 4.0 e as demandas das engenharias”

Engenheiro Elétrico, com especialização em Gestão de Tecnologia da Informação. Sócio fundador da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia, com atuação em projetos de software, hardware, tecnologias abertas e redes de telecomunicação. Tem comoprincipais interesses a adoção das tecnologias abertas como software e hardware livres no contexto da Amazônia e em países em desenvolvimento.

Programação preliminar do Encontro de Belém 2017

Programação das apresentações dos trabalhos técnicos (Oral e Pôster)

Clique aqui para baixar o arquivo .pdf ( 440 KB) da programação final das apresentações dos trabalhos (modalidades Oral e Pôster).

Procedimento para inscrição (gratuita)

Orientação:
Preencha todos os campos do formulário e, ao final, clique em enviar.

Informações Gerais

Orientação para inscrição nos minicursos
Clique aqui para ser direcionado aos minicursos e procedimentos de inscrição.

Aviso aos autores!
Cartas de Aceite

A Comissão Organizadora do Encontro de Belém 2017 informa aos autores (artigos/pôsteres) que as cartas de aceite serão encaminhadas, via e-mail, no dia 20/09/2017. Caso haja urgência no recebimento do documento, os interessados deverão encaminhar e-mail à Coordenação informando a referida demanda.

Cartaz de divulgação

Clique aqui para baixar o cartaz de divulgação do evento. (A3, PDF)



Atividades extras

Minicurso de corrosão (Clique aqui para mais informações)

Minicurso de ensaios não-destrutivos (Clique aqui para mais informações)

Minicurso de ensaios não-destrutivos avançados (Clique aqui para mais informações)

Minicurso de análise de falhas (Clique aqui para mais informações)

Minicurso de análise de falhas (Clique aqui para mais informações)

Realização

http://www.sitedasoldagem.com.br/pdimat


Organização

Clique aqui para acessar o site da UFPA


Apoio institucional

Site da Soldagem


Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI

Associação Brasileira do Alumínio - ABAL

Associação Brasileira de Soldagem

Jambu Tecnologia

Tecmetal

CNPq

ParáTIC

UFRN;TIC

ESCOLA DE MÚSICA UFPA

PETMEC

 

Contatos

UFPA - Campus Universitário

Rua Augusto Corrêa, 1 - Guamá, Belém - PA
CEP: 66075-110 
Email: asn@ufpa.br

Comitê Executivo da REDE PDIMat

Av. Senador Salgado Filho, 3000 - Campus Universitário Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59072-970
Tel. (84) 3342-2406
E-mail: barra@ct.ufrn.br
Voltar para o topo da página¦ Voltar para a página inicial





Copyright© Encontro de Belém 2017 - Todos os direitos reservados à REDE PDIMat.

Créditos


Criação da logomarca
Sérgio Barra


Criação e manutenção da página
Site da Soldagem

Web designer
Igor Paulinelly